Câmara de Vargem Alta conquista 9º lugar em transparência

AUDITORIA DO TCE-ES APONTA QUE CÂMARA MUNICIPAL DE VARGEM ALTA SUBIU 26 POSIÇÕES NO RANKING DOS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA DO ES

A Câmara Municipal de Vargem Alta é a 9ª mais transparente entre as 78 Casas Legislativas do Estado do Espírito Santo, de acordo com auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) que avaliou a Transparência Ativa de todas as prefeituras e câmaras do Espírito Santo e constatou que a Câmara Municipal de Vargem Alta estava na posição 35 em 2015, nota 43,0%, ficou em 9º este ano, nota 78,3%.

Isso só foi possível com o grande empenho dispendido em 2017 no Portal da Transparência que passou a inserir diversas informações referentes a compras como dispensas de licitações, resultados de editais de licitações, aviso de resultado de licitações. Além disso, foram inseridos Ordem Cronológica de Pagamentos, Relatórios de Gestão Fiscal, Relatórios Resumidos de Execuções Orçamentária, Prestação de Contas Anual, Balanço Anual, dentre outros, dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017.

Ainda com o objetivo de garantir e ampliar a transparência da gestão pública e fortalecer a participação social na fiscalização dos gastos e investimentos do Poder Legislativo Municipal, em menos de 1 (um) ano, foram inseridas diversas informações que não existiam no site anterior, como a frequência dos vereadores nas sessões, os canais de comunicação com os servidores e vereadores, perguntas frequentes da sociedade, entre outras. Além disso, o website da Câmara Municipal de Vargem Alta ganhou um novo visual. Agora ele está muito mais interativo, moderno e transparente.

Foi implantado também, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic). Neste canal qualquer pessoa física ou jurídica poderá encaminhar pedidos de acesso a qualquer informação pública produzida ou sob a guarda da Câmara Municipal de Vargem Alta (solicitação de informação, denúncia, fale conosco). Pode ainda, “consultar protocolo” para acompanhar o andamento dos chamados feitos.

A Câmara Municipal avançou muito na transparência, mas o nosso foco é melhorarmos ainda mais, através de informações claras, atualizadas, inteiramente disponíveis na rede, para garantirmos uma boa gestão, buscando sempre atender o interesse público.

Navegue à vontade pelo nosso site e aproveite para conhecer todos os recursos disponíveis ao cidadão.

Confira ranking com a pontuação das câmaras:

Ranking de transparência das câmaras do ES (Foto: Divulgação/ TCE-ES)

Texto: Geiza Maria Mengal Betini

Gestora de Comunicação