Vereadores se reúnem com Presidente da Câmara de Cachoeiro em busca de soluções para a “Serra de Soturno”

Na tarde desta segunda-feira (11), a convite do Presidente da Câmara de Vargem Alta, Luciano Quintino (SD), os Vereadores se reuniram junto ao Presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Alexon Cipriano (PROS), no intuito de buscar soluções quanto ao alto e alarmante índice de acidentes que ocorrem na “Serra de Soturno”, na Rodovia ES-164 que liga os Municípios de Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com Luciano, esse esforço da Câmara de Vargem Alta já vem sendo feito desde o mandato passado, onde diversos documentos foram enviados ao Governo do Estado e ao DER/ES solicitando providências para solucionar este problema de extrema gravidade, pois trata-se de centenas vidas que são colocadas em risco todos os dias.

Agora, os Vereadores estão somando esforços com a Câmara de Cachoeiro no intuito de buscar alternativas, como a implantação de área de escape na conhecida “curva da morte”, técnica que vem sendo utilizada em diversas Rodovias Estaduais e Federais no país. Uma medida simples, que pode aumentar a segurança nas estradas e salvar vidas.

Além da área de escape, Quintino também explicou que pretendem solicitar a retirada dos radares, pois estes além de não estarem contribuindo para evitar acidentes, apresentam riscos de assaltos.  Quem dirige sabe a tensão que é parar em um sinal vermelho a noite, ou, reduzir tão drasticamente a velocidade como o que ocorre no local supracitado. Ademais, caminhões com cargas pesadas ou veículos e motocicletas com motores menos potentes, ao reduzirem a velocidade para 40km/h, demoram para recobrar a velocidade, o que contribui ainda mais para o risco de assaltos principalmente à noite, ficando os motoristas a mercê de assaltantes, tratando-se este de um local íngreme e remoto, o que torna o tráfego no local ainda mais perigoso.

Logo, para tentar agilizar as providências, as duas Casas Legislativas vão redigir documentos requerendo a visita in loco do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Luiz Cesar Maretto.

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de março de 2019