VOCÊ SABE IDENTIFICAR UMA NOTÍCIA FALSA?

Muito se fala em “fake news” e no cuidado com o que se curte e se compartilha pela internet. Grande parte do conteúdo que se vê circulando nas redes sociais não é verdadeiro e pior, tenta de péssimo modo incitar a violência e causar pânico na população. Além disso, ainda há a intenção de espalhar vírus em computadores, tablets e celulares.

Em meio às milhares de informações diárias que lemos na internet faz-se necessário saber filtrá-las. Mas você sabe o que é “fake news” e como identificá-la? Como saber se uma notícia é falsa ou não? Como diferenciar um link verdadeiro e confiável de um cuja fonte é “duvidosa”? Como não ajudar a propagar as falsas notícias que circulam na internet? Duas dicas principais vão ajudar:

1º – Leia a descrição do link e atente-se para detalhes, como por exemplo, se começa com https – que indica site seguro, sem risco de vírus, e o final, se termina com .com; .gov; .org; .leg – são oficiais e os mais confiáveis;

2º – Procure o assunto em outras páginas – uma pesquisa rápida no Google ou em outro site de busca vai dar para saber se o assunto é mesmo verdadeiro. Se for, vai constar em sites de jornais e agências de notícias sérios.

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de junho de 2019