ARTESÃOS PROMOVEM REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL PARA REGULARIZAR ASSOCIAÇÃO E ELEGER DIRETORIA

A Associação da Feira de Artesanato e Comida de Rua, denominada “Amigos da Praça’’ iniciou hoje (25) sua regularização, durante reunião com associados em que houve a eleição da Mesa Diretora e a decisão da abertura de CNPJ. Com isso, a categoria de profissionais que atuam na praça Alberto Do Carmo, terão mais facilidade para acessar programas de apoio dos governos, como cursos, créditos e estrutura.

’O nosso objetivo é vender os produtos e também cuidar da praça com a limpeza, paisagismo e pequenos reparos. Visando gerar renda, ampliando a interação social, e claro, oportunizar ao artesão um ambiente adequado para expor suas criações. Estamos buscando a regularização para melhorar ainda mais nossas exposições’’, afirmou Elias Abreu, presidente eleito da Associação Amigos da Praça.

A DIRETORIA

Presidente: Elias Abreu

Vice-presidente: Eloiton Gera

1º Secretário: Mikaely Mengal

2º Secretário: Raquel Câmara

1º Tesoureiro: José Carlos da Silva

2º Tesoureiro: Rosemari Viera

O ARTESANATO

Na maior parte das categorias existentes, o setor artesanal utiliza matéria-prima natural. Isso é feito a custo de investimento relativamente baixo. O artesanato promove o resgate cultural e fortalece a identidade regional. Além disso, incentiva a prática do associativismo. A inserção da mulher e do adolescente em atividades produtivas é também realidade no artesanato. Em relação ao artesão rural, fixa esse profissional no seu lugar de origem, situação que evita o crescimento desordenado dos centros urbanos.

MEI

Além da regularização da Associação, foram também incentivados a formalização como Microempreendedor Individual (MEI) para cada associado, garantindo o acesso a benefícios previdenciários, como auxílio-doença, auxílio-maternidade e aposentadoria. Ao adquirir status de empresário, o artesão tem acesso a empréstimos e financiamentos em condições especiais, além de linhas de crédito. Pode, ainda, vender seu artesanato para empresas e instituições públicas.

Data de Publicação: terça-feira, 25 de junho de 2019