JUNHO VERMELHO: CAMPANHA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE

O que é a campanha Junho Vermelho?

A campanha Junho Vermelho é uma ação voltada à conscientização da população sobre a importância de doar sangue, que ocorre anualmente.

Ganhando mais espaço a cada edição, Junho Vermelho conta com uma crescente adesão dos orgãos públicos, sociedade civil organizada e cidadãos em geral, levando mais informação às pessoas interessadas em colaborar.

A data tem um motivo: dia 14 de junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos.

Mas não é só isso. Junho Vermelho acontece justamente em uma época do ano em que as doações de sangue caem. Devido às baixas temperaturas, a frequência pode reduzir-se à metade.

Por isso, as ações propostas são extremamente importantes e valem para todo o ano.

Para que nunca houvesse necessidade de campanhas de emergência, seria preciso que pelo menos 3,5% da população saudável brasileira doasse sangue, sendo que o ideal fica em torno dos 5%.

Mas dados da campanha #PartiuDoarSangue apontam que, no Brasil, apenas 1,8% da população se dispõe à doação de sangue voluntária.

A importância do Junho Vermelho: doe sangue, doe vida

A medicina, ao longo da história, evoluiu ao ponto de descobrir tratamentos alternativos capazes de melhorar e substituir procedimentos. Com isso, é possível salvar, muitas vidas com mais facilidade e até mesmo com menos recursos. São vários os medicamentos, cirurgias, exames e terapias inovadoras.

Contudo, ainda existem coisas que não puderam ser reproduzidas, como é o sangue.

Um paciente que precisa de uma transfusão ou que perdeu muito sangue, por exemplo, depende apenas da doação de alguém que tenha um tipo compatível.

Por isso, a doação é tão importante, pois essa solidariedade é o recurso capaz de salvar vidas, de forma simples e rápida.

Esse sangue doado é usado em tratamentos de pacientes com câncer, que possuem doenças crônicas, em cirurgias e atendimentos de emergência, por exemplo.

Quem pode doar sangue?

Existem alguns requisitos para a doação de sangue, estabelecidos para a segurança de quem doa e recebe a transfusão.

Eles visam evitar a transmissão de doenças, sobretudo porque o organismo de quem recebe o tecido está fragilizado.

Entre as restrições temporárias estão os casos de doenças virais, tatuagens recém feitas, extração de siso, etc.

Além disso, alguns critérios devem ser avaliados:

• Pessoas entre 16 e 69 anos, sendo necessário consentimento formal do responsável legal para os menores de 18 anos e que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos para pessoas com idade acima;

• Pesar no mínimo 50Kg;

• Ter dormido no mínimo 6 horas dentro das últimas 24h;

• Estar bem alimentado, mas evitar alimentos muito gordurosos nas horas que antecedem;

• Esperar 2 horas após o almoço;

• Apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial (CNH, carteira de identidade, passaporte etc);

• Se não for a primeira doação, ter feito o intervalo mínimo de 2 ou 3 meses, conforme o sexo, entre uma doação e outra.

Como se preparar para uma doação de sangue?

Antes da doação, não há nenhum grande preparo. Não é preciso estar em jejum, mas também é recomendado evitar alimentos muito gordurosos antes, como visto nos requisitos.

Após a doação, no entanto, há alguns cuidados que devem ser feitos:

• Beba bastante líquidos;

• Evite esforços físicos exagerados, pelo menos após as 12 horas após a coleta;

• Evite bebidas alcoólicas nas 12 horas após a coleta;

• Deixe o curativo no local da punção após as quatro horas da doação;

• Evite dirigir;

• Evite trabalhar em lugares altos, como andaimes;

• Faça um lanche após a doação e se hidrate.

Buscamos mostrar no artigo a importância da doação de sangue e promover a campanha Junho Vermelho. A generosidade no gesto é capaz de transformar e salvar vidas.

Você já doou ou recebeu uma doação de sangue? Conte pra gente e compartilhe com mais pessoas essas informações!

Data de Publicação: segunda-feira, 08 de julho de 2019