CÂMARA ADERE A CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO

O próximo 10 de setembro será o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em razão disso, desde 2015, algumas associações se mobilizaram para criar o "Setembro Amarelo", uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Para a campanha "Setembro Amarelo", a primeira medida preventiva é a educação.

"É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade", disse Luciano Quintino, vereador-presidente.

O suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, diz a campanha. Mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Fatores que merecem atenção são isolamento, mudanças de hábitos, perda de interesse por atividades que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite.

Data de Publicação: segunda-feira, 02 de setembro de 2019