Live debate eleições de mulheres e gestão feminina na Câmara de Vargem Alta

As vereadoras de Vargem Alta, Alessandra Fassarella (presidente da Câmara), Anna Gaburo (vice-presidente), Mara David (secretária) e Ana Thomazini, juntamente com a diretora da Câmara, Priscila Siqueira Vargas, participaram de uma live na noite do 14 de dezembro (terça-feira), com a presidente do Instituto de Mulheres no Poder, Flávia Cysne, que também é coordenadora do Polo Sul da Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo).

Com o tema “Vargem Alta inova com eleições de mulheres e gestão feminina na Câmara Municipal”, a live debateu assuntos relevantes sobre a participação feminina na política e destacou o ocorrido em Vargem Alta, cidade que elegeu a maior quantidade de mulheres no Espírito Santo, quatro no total, o que representa 36% de representatividade.

Outro assunto citado na live foi a eleição da mesa diretora da Câmara, composta somente por mulheres, assim como foi citado a maior parte dos cargos de comando do Legislativo vargem-altense, que são ocupados também pelo sexo feminino.

A conversa, que durou pouco mais de uma hora, abordou diversos temas e a mediadora, Flávia Cysne, fez perguntas para todas as vereadoras e diretora da Câmara, sobre assuntos diversos relacionados à política e a participação feminina neste universo tão masculinizado.

Para Flávia Cysne, a mulher tem um grau de comprometimento, disciplina e organização que faz muito bem para a política.

Flávia perguntou para a vereadora Ana Thomazini sobre qual a importância de o vereador manter uma proximidade com os cidadãos e a comunidade, isso sob a ótica de um primeiro mandato?

Em resposta, ela disse que para essa relação existir, é preciso manter presença nas comunidades e observar as necessidades das pessoas. Desta forma a gente toma conhecimento sobre os anseios da população e consegue direcionar as ações para atender de forma eficaz a população.

Uma outra pergunta foi direcionada à vereadora Mara David. A ela, Flávia Cysne fez o seguinte questionamento: Qual o papel do vereador na Câmara Municipal e como ela se destaca em usar a experiência na gestão administrativa nos cargos públicos?

Mara respondeu que o vereador precisa ouvir a população e ser uma pessoa presente, ver os anseios e tudo que a população precisa (…) “Uma casa dividida não se subsiste, não tem condição de fazer uma vereança sem se colocar no lugar do outro”, afirmou Mara.

Na sequência, foi a perguntado para a diretora da Câmara, Priscila Siqueira Vargas, quais são as inovações aplicadas na gestão da Câmara Municipal e como é esse olhar da gestão feminina para a implementação de políticas públicas para a mulher?

Priscila, então, pontuou o seguinte: “As políticas públicas são ofertadas a todos de forma unânime, e essa mesa diretora, composta toda por mulheres, não perdeu a essência de órgão fiscalizador. O Legislativo é um Poder muito importante e para a gente implantar as inovações necessárias para o bom andamento dos trabalhos, a gente precisa entender esse processo, porque agora tem um lugar de fala para que essas políticas cheguem, principalmente, onde anteriormente não se chegava.”

A diretora ampliou sua fala na live afirmando que a preocupação atual da Câmara vai além de ser um setor que recebe informações, denúncias e pedidos. A preocupação com as políticas públicas e algo constante e, principalmente, para as mulheres, tanto é que a Câmara dispões da Ouvidoria da Mulher, um canal para mulher que não tem voz (…) A gente está aqui para dizer que a Câmara de Vargem Alta não só representa vocês, mas também nos colocamos na condição de porta-voz dessas mulheres”, finalizou Priscila.

Para a vereadora Anna Gaburo, que está em seu terceiro mandato, Flávia Cysne perguntou sobre qual a diferença que ela vê na composição da Câmara neste mandato, com esta grande representatividade feminina?

Anna Gaburo respondeu que encontrou nesta atual composição da Câmara tudo que precisava como vereadora, pois tem na mesa diretora da Câmara outras duas guerreiras, que auxiliam nos trabalhos em prol da população.

A mediadora ainda perguntou para a presidente da Câmara, Alessandra Fassarella, o que você acha que foi fundamental para a eleição das mulheres em Vargem Alta e quais são os desafios da presidência da Câmara Municipal?

Alessandra respondeu que às mulheres eleitas tem um trabalho de comunidade muito representativo, mas que a cidade de Vargem Alta vota em pessoas e há algum tempo as mulheres tem obtido destaque nos movimentos sociais, com muita luta em suas comunidades e ajudando a sociedade, mediante ser vereadora ou não.

“Conseguimos uma mudança de comportamento para a eleição da mesa diretora, principalmente dos sete vereadores eleitos, homens que entenderam que nós tínhamos capacidade para assumir o comando da Câmara, que teve o apoio unânime dos demais vereadores que apoiaram essa inovação feita em vargem Alta”, finalizou Alessandra.

Clique no link abaixo e assista a live.

Data de Publicação: sexta-feira, 17 de dezembro de 2021