Coronavírus: Veja como prevenir e se proteger

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução). O vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus teve os primeiros casos registrados na China. Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situaçōes, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

Como ocorre a transmissão:
-Espirro
-Tosse
-Catarro
-Gotículas de saliva
-Contato próximo, como aperto de mão
-Contato com objetivos ou superfícies contaminadas

Sintomas:
-Febre
-Tosse
-Dificuldade para respirar
-Cansaço
-Dores
-Congestão nasal
-Dor de garganta
-Diarreia

Previna-se!
-Cuidados, diante de casos suspeitos, são semelhantes aos adotados para evitar gripe:
-Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse.
-Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.
-Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%.
-Ao tossir e espirra cubra a boca e o nariz usando o braço ou lenço descartável.

Máscaras
No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

Data de Publicação: terça-feira, 10 de março de 2020